quarta-feira, 17 de setembro de 2008


Lata d'gua(Luís Antonio e J. Júnior)Lata d'água na cabeça

Lá vai Maria

Lá vai Maria

Sobe o morro e não se cansa

Pela mão

Leva a criança

Lá vai Maria

Maria

Lava a roupa

Lá no alto

Lutando pelo pão

De cada dia

Sonhando com a vida

Sonhando com a vida

Do asfalto

Que acaba

Onde o morro principia


Postei essa música, porque tenho um carinho especial por ela. Apesar de simples, é uma música que me tráz uma recordação muito singular do lugar onde vivi. A cena que se remete na canção, foi muito comum ao meu olhos quando eu era garoto. No morro onde eu vivia ainda se dizia que a mulher era mais fraca que o homem. Na minha visão isso não é discutível, o homem não carregava a lata d'água, isso era um trabalho extremamente feminino.

Minha avó foi uma dessas Marias, sozinha criou 14 filhos, dos quais 2 morreram por doenças da vida. Ha pouco tempo achei uma fotografia na internet que foi o que fez me recordar dessa música e também recordar da minha infância. Das incanssáveis mulheres como minha avó, que lutaram por seus filhos e hoje são idosas sábias. Essa é entre outras uma riqueza do lugar onde eu vim. O Morro do Jacarezinho.

Nenhum comentário: